Skip to content

As Atividades

O dia a dia no Jardim de Infância Waldorf

O jardim de infância deve ser uma extensão da vida em família, um lugar seguro e suave para a criança, como o colo de sua mãe, respeitando suas conquistas individuais e seus processos fisiológicos em pleno desenvolvimento.

Crianças de diferentes idades convivem na mesma sala, como numa família onde os irmãos maiores cuidam e respeitam os menores e estes admiram e imitam os irmãos maiores. As crianças convivem em harmonia e respeito.

Na sala há cavaletes e panos para fazer cabanas, brinquedos de madeira, bonecos de pano, sementes, pedras, toquinhos.

Os brinquedos são simples, próprios para desenvolver a imaginação e exercitar a criatividade. Brincando a criança conhece o mundo e a si mesma, desenvolvendo capacidades de relacionamento social e coordenação motora.

É dada muita importância ao brincar criativo, livre e espontâneo.

O ritmo é importante e dá à criança segurança e confiança no mundo. As estações do ano dão o ritmo anual. O transcorrer da semana é marcado pelas atividades de cada dia (fazer o pão, trabalhos manuais, jardinagem).

No dia a dia há a repetição de tarefas e movimentos: o brincar fora e o brincar dentro, o conto de fadas, os versos, as músicas e o momento das refeições, feitas com muito prazer.

A área externa é arborizada, com flores, terra, grama, areia, horta e espaço para que a criança possa desenvolver a motricidade.

A professora, chamada de "jardineira" acompanha a classe até o ensino fundamental e conhece cada criança profundamente. Seu papel é acolher, orientar, incentivar, conduzir, cuidar, dar limites.

A jardineira e toda a equipe estão sempre atentos aos seus gestos e posturas diante da criança, pois elas imitam o trabalho e gestos dos adultos.

É neste ambiente seguro e aconchegante que fazemos nascer na criança sua confiança no mundo. Ela vivencia que "o mundo é bom". Isso a guiará ao longo de sua vida.