A Pedagogia Waldorf
A escola Waldorf foi criada em 1919 por Rudolf Steiner.
Uma de suas principais características é o pensar no ser humano em seu aspecto físico, psico-emocional e espiritual, de acordo com a faixa etária da criança, buscando uma integração entre o pensar, o sentir e o querer, respeitando sua individualidade, liberdade, capacidade e talentos específicos.
O dia a dia é vivenciado com o contato com a natureza, brincadeiras, música, contos de fadas, atividades artísticas, jardinagem, culinária.
O ensino teórico inicia aos sete anos e é sempre acompanhado pelo ensino prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas, artísticas e artesanais, de acordo com a idade das crianças.
As atividades do pensar iniciam com o exercício da imaginação até gradativamente atingir o desenvolvimento do pensamento abstrato, teórico e rigorosamente formal.
Predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não o mero acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais para a formação de um ser completo.
“O nosso mais elevado objetivo deve ser o de desenvolver seres humanos livres, capazes por si próprios de imprimir propósitos e direção às suas vidas.”
Rudolf Steiner