A Waldorf – Escola Waldorf Micael de Sorocaba Pular para o conteúdo

A Waldorf

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Rubem Alves

A Pedagogia Waldorf  

A escola Waldorf foi criada em 1919 por Rudolf Steiner.
Uma de suas principais características é o pensar no ser humano em seu aspecto físico, psico-emocional e espiritual, de acordo com a faixa etária da criança, buscando uma integração entre o pensar, o sentir e o querer, respeitando sua individualidade, liberdade, capacidade e talentos específicos.
O dia a dia é vivenciado com o contato com a natureza, brincadeiras, música, contos de fadas, atividades artísticas, jardinagem, culinária.
O ensino teórico inicia aos sete anos e é sempre acompanhado pelo ensino prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas, artísticas e artesanais, de acordo com a idade das crianças.
As atividades do pensar iniciam com o exercício da imaginação até gradativamente atingir o desenvolvimento do pensamento abstrato, teórico e rigorosamente formal.
Predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não o mero acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais para a formação de um ser completo.

"O nosso mais elevado objetivo deve ser o de desenvolver seres humanos livres, capazes por si próprios de imprimir propósitos e direção às suas vidas."
Rudolf Steiner